NOVIDADES NO PORTAL DO JACARÉ POIÓ – OUÇA AS MÚSICAS DO CD – Turma Feliz

 

 

Já dá pra ouvir as músicas do primeiro Cd do Jacaré Poió – Turma Feliz. O caminho é esse aqui... www.jacarepoio.com.br
Clique no play e divirta-se! Ainda é só uma provinha, mas você já pode ouvir e deixar seus comentários e opiniões, através do botão Contatos.
Como já divulgamos anteriormente, o álbum é composto de 10 faixas especialmente escritas e produzidas por Valdecir Loscol, acompanhado das lindas vozes das crianças do “Coral Vozes que Encantam”, da Casa de Mustafá - Colatina, ES.
O Trabalho musical conta ainda com a participação de Andréia Gonçalves, monitora de oficina de música da Unidade, na faixa (Vem comigo brincar); Participação especial dos atores Carlos Tenório e Carla Gemmal, da sede, fazendo as vozes de Chico Macaco, Moscão e Giselda.
Os instrumentos ficam sob a responsabilidade de Carlos Augusto Lourete, na guitarra e violão, e Elves Aeron Ferreira de Souza, no contra baixo.
Brevemente todas as Unidades do Lar Fabiano de Cristo receberão o álbum completo, para a alegria da criançada.

 


 

UNIDADE CASA DE JOSÉ CONQUISTA O 1º LUGAR NO
CONCURSO INTERCLUBINHOS 2014

Crianças da Casa de José recolhem garrafas pet
Jovens da Casa de José construindo mobiliário feito de garrafa pet

O primeiro lugar foi para a Unidade Casa de José, em Belém-PA.

Em dezembro de 2014 foram conhecidos os vencedores do Concurso Interclubinhos, promovido pelo Projeto Pedagógico Jacaré Poió, que movimentou 18 Unidades durante um ano e meio de intensas atividades.

A Unidade Casa de José apresentou o Projeto Pet, um desafio sustentável, cujo propósito era incentivar o reaproveitamento das garrafas pet, direcionando o descarte correto. Os participantes construíram as paredes do Clubinho do Jacaré Poió, fizeram mobílias (pufs e poltronas) com os materiais coletados e incentivaram a coleta seletiva de lixo. Além disso, mobilizaram escolas e promoveram integração com a cooperativa de catadores locais, num processo de conscientização ambiental junto às famílias coparticipantes do Lar Fabiano de Cristo.

 

VEJAM AS OUTRAS UNIDADES PREMIADAS

Em segundo lugar ficou a Unidade André Luiz, de Passa Quatro-MG, destacando-se com o projeto Não afunde no lixo. O objetivo era identificar questões relativas ao lixo e o impacto causado na comunidade passaquatrense. Como desdobramento, buscaram formas de reutilizar e dar destino útil aos resíduos, desenvolvendo conhecimento, conscientizando e interferindo junto ao público municipal. Com isso o projeto dessa Unidade interfere diretamente no destino do lixo da cidade, que passou a ser encaminhado para um aterro sanitário em cidade vizinha!

Vale ressaltar que a Unidade André Luiz construiu um parque de recreação na Unidade, com pneus reutilizados.

O terceiro lugar coube à Unidade Virgínia Smith, de Fortaleza-CE, que desenvolveu o projeto Amigos pra valer, fazendo florescer. A ideia foi intensificar ações que fortalecessem os vínculos afetivos, a consciência cidadã e a responsabilidade ecológica, em diferentes níveis. Dessa maneira, ocorreram várias propostas favoráveis à experiência da não-violência, do incentivo ao afeto e da participação protagonista, envolvendo a comunidade numa perspectiva de cuidados consigo, com o outro e com o meio ambiente.

A Unidade classificada em quarto lugar foi Recanto do Caminho, de Juiz de Fora-MG, que apresentou o projeto Paz, caminho para um novo amanhã. O propósito foi ressaltar os benefícios alcançados com a conscientização da convivência pacífica, salientando as atitudes éticas, a mediação de conflitos e o investimento em práticas que favoreçam o diálogo e o entendimento.

 

E em quinto lugar, destacou-se a Unidade Rodolpho Bosco, de Itajaí-SC, que elegeu a leitura e a formação de leitores como ponto principal de seu projeto. Eu leio e construo o mundo, foi o título dessa ideia ímpar, dentre os demais concorrentes. A intenção de formar cidadãos trazendo a literatura em sua perspectiva de arte da palavra, formando grupos de contadores de histórias, mobilizando a Unidade através de seus diferentes colaboradores, foi uma abordagem bastante feliz. Vale a pena, aqui, destacar as crianças com sua participação efetiva na escolha e nos modos de apresentar as histórias para todos da Unidade catarinense.

 

Coube menção honrosa à Unidade Casa de Alimiro, em Belo Horizonte-MG. Com o projeto A bola da vez, foram realizadas pesquisas e atividades no campo da saúde e da educação, tendo a bola como destaque para o desenvolvimento cultural, social e relacional na Unidade.

 

Mais uma Unidade de Minas Gerais foi premiada com a menção honrosa. A Casa de Alimiro, em Belo Horizonte destacou-se dentre tantas outras Unidades. Com o projeto A bola da vez, que ganhou força na Copa do Mundo, tendo a bola como ponto central de pesquisas e realizações no campo da saúde e da educação, dando destaque importante para o desenvolvimento cultural, social e relacional na Unidade

 


TURMA FELIZ É O PRIMEIRO CD DE MÚSICA DO JACARÉ POIÓ

 

Capa do CD Turma Feliz

O primeiro CD de músicas do Jacaré Póió chegou às Unidades de todo o Brasil. São 10 faixas com a assinatura do compositor Valdecir Loscol que fez, também, os arranjos e a regência de todas elas.

 


"O álbum tem o nome de Turma Feliz, porque é assim que todos da equipe do Jacaré Poió nos sentimos, ao concretizar um antigo sonho.

O CD foi gravado em 2014, em Colatina-ES, pelo Coral Vozes que Encantam, da Casa de Mustafá, Unidade do Lar Fabiano de Cristo. Nos encantou com suas lindas vozes infantis, além de diversos solos que você poderá conferir. Este não foi o primeiro trabalho, pois a parceria com Loscol já vem de longa data." - informou Carlos Tenorio, supervisor de mídias do Projeto Pedagógico.

 


O CD traz, ainda, três faixas com a participação das vozes do Chico Macaco, do Moscão e da Giselda, dos personagens importantes nas histórias teatralizadas e nas revistas em quadrinhos do Jacaré Poió e Sua Turma, gravadas pela competência técnica de Ariovaldo Filho nos estúdios do Lar Fabiano de Cristo, no Rio.

 

Equipe terminando de montar os CDs

 


 

JÁ ESTÁ SENDO ENCAMINHADA A REVISTA DE Nº 9 DO JACARÉ POIÓ E SUA TURMA

 

Está sendo distribuída para todas as Unidades do Lar Fabiano de Cristo, de norte a sul do país, a revista de nº 9 do Jacaré Poió e sua Turma.
Esta revista está homenageando os 100 anos de Jaime Rolemberg de Lima, um dos fundadores do Lar Fabiano de Cristo.
Ela traz lindas histórias, especialmente escritas para você, fotos das apresentações da Turma mais amada do Brasil em: Elizeu Siqueira (Santo Aleixo-Magé/RJ), Francisco de Assis (Austin-Nova Iguaçú/RJ) e Mãe Marocas (Duque de Caxias/RJ). Além disso, encontrará também os primeiros quadrinhos desenhados, quando ainda não existia esta revista, que você tanto gosta de ler.
Nesta edição, tem também várias profissões para você ir pensando: "O que você quer ser quando crescer?" Gari, advogado, cozinheira e etc..
Fique atento e garanta a sua!

 

 


ELEIÇÃO DO CLUBINHO NA CASA DA FRATERNIDADE

 

No Clubinho da Casa da Fraternidade em Três Corações/MG foi realizada a primeira eleição deles que ocorreu em 2013, por meio da qual foram escolhidas duas diretorias para os turnos da manhã e tarde. A campanha eleitoral ocorreu com a participação de quatro chapas. Leia a matéria completa.

 

 


CENÁRIOS DAS APRESENTAÇOES DO
JACARÉ POIÓ NAS UNIDADES DO RIO DE JANEIRO

No final do ano de 2013 o Jacaré Poió e Sua Turma aproveitou a época de festividades para se apresentar em algumas Unidades do Lar Fabiano de Cristo localizadas no Rio de Janeiro. Agora viemos trazer a vocês uma "exposição" dos lindos cenários feitos pelos educadores das Unidades agradando a todos que estiveram presente nas apresentações.


Escolha o seu preferido.


Casa de Elizeu Siqueira

Casa de Francisco de Assis

Casa de Mãe Marocas

Casa de Renato

 


CARTÃO DE NATAL DA EQUIPE DO
PROJETO PEDAGÓGICO JACARÉ POIÓ

 

 


JACARE POIÓ FAZ A FESTA NA UNIDADE ELIZEU SIQUEIRA

 

Em 29 de novembro, foi a vez da Unidade Elizeu Siqueira receber a visita do Jacaré Poió e sua Turma. Foi a segunda vez que os personagens estiveram na Unidade, facilmente percebido, pelas demonstrações do costumeiro carinho de todos.Leia a matéria completa.

 

 

 


 

JACARE POIÓ SER APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ
NA UNIDADE FRANCISCO DE ASSIS

 

Sexta 22 de novembro, a Unidade Francisco de Assis recebeu, pela primeira vez, a visita do Jacaré Poió e sua Turma. Foram duas apresentações: para as crianças da manhã e para as do turno da tarde. O amplo refeitório foi adaptado para receber o Poió, Chico Macaco, Giselda e as crianças.

Os bonecos causaram fascínio nas crianças que demonstraram conhecer muito bem os personagens pela maneira como interagiram. Quando Poió entrou, houve aquele misto de alegria e surpresa. Leia a matéria completa.

 

 

 


Apresentação do Jacaré Poió na Casa de Eugênia e
no Instituto Fraternal Sorriso de Criança

 

Recentemente, entre os dias 25 e 28 de setembro, a Equipe do PPJP esteve em terras baianas em visita à Unidade Eugênia, em Salvador, e ao Instituto Fraternal Sorriso de Criança, em Feria de Santana, uma conveniada da Capemisa Social.Leia a matéria completa.

 

 

 


SALA DE LEITURA MIRINDIBA RECEBE DOAÇÃO DE LIVROS
DA UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

 

Os leitores infanto-juvenis da Sala Mirindiba na Unidade Elizeu Siqueira do Lar Fabiano de Cristo, Santo Aleixo-Magé/RJ, ganharam um importante reforço no acervo da sala. A UFF – Universidade Federal Fluminense e a Professora Marília Pirilo, doaram cerca de 151 títulos aumentando assim a motivação pela leitura. Os livros foram previamente selecionados, com a preocupação de que a sala de leitura mantivesse a qualidade dos que lá já estão à serviço da criançada e dos adolescentes que usam o espaço. Leia a matéria completa.

 


2º Encontro com Escritores no Centro Cultural Plataforma


Participantes da Oficina de Mediadores

No dia 25 de julho, em Salvador/BA, houve o 2º Encontro com Escritores no Centro Cultural Plataforma, pelo Dia Nacional do Escritor.

O Lar Fabiano de Cristo, além de integrar a Comissão de Planejamento e Mobilização de Incentivo à Leitura no Subúrbio Ferroviário, fez-se presente através do autor Ângelo Reis – representante do Projeto Pedagógico Jacaré Poió.

A promoção do evento é do SOFIA - Centro de Estudos (Biblioteca Comunitária Paulo Freire), Lar Fabiano de Cristo (Unidade Casa de Eugênia), em parceria com CRE Subúrbio 1 e 2, com apoio do Centro Cultural Plataforma, do CRB 5 e do Instituto C&A.

O teatro comunitário do Centro Cultural da Plataforma, localizado na Praça São Brás, no bairro Plataforma, recebeu 250 crianças e jovens de escolas Municipais e Estaduais, além de grupos do LFC e de frequentadores da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, para participar do Encontro com Escritores.

Os demais escritores convidados foram os poetas soteropolitanos Perinho Santana, Luiz Menezes, e a cordelista Gilbene Esquivel.

O objetivo de incentivar o contato direto com autores diversos foi plenamente atingido. Crianças e jovens puderam fazer perguntas a respeito dos processos de criação de cada autor, seus percursos enquanto leitores e as influências de agentes mediadores de leituras em suas vidas. O que ficou evidente, nesse aspecto, é que o caráter afetivo de pais, mães, avós e professores, ao contar histórias, apresentar livros ou narrar suas experiências pessoais é um ponto central na formação do leitor e futuro escritor. “Ler é essencial. Ler literatura é mágico. Quem desejar ser um bom escritor precisará aprender a ‘ler o mundo’, conforme dizia Paulo Freire, bem como mergulhar constantemente nas águas profundas das obras maravilhosas da literatura mundial” – afirmou Perinho Santana. Outro aspecto na formação do leitor foi frisado por Ângelo Reis ao afirmar que “o livro precisa ser aberto para a criança, alguém precisa apresenta-la ao livro”.

Em consonância ao evento, houve uma oficina de capacitação em mediação de leitura para educadores e agentes promotores de leitura que atuam em bibliotecas comunitárias no bairro Plataforma e bairros vizinhos integrantes do subúrbio ferroviário.

Destacamos que ações como essas em torno do incentivo à leitura e à formação de leitores, quiçá futuros escritores!, são fundamentais. o Lar Fabiano de Cristo, através do Projeto Pedagógico Jacaré Poió, bem como do Projeto Caixa de Leitura, desenvolvido pela GAS, tem trabalhado nesse sentido.

 

 

 

 


Oficina de Contação de Histórias auxilia na educação transformadora


Carlos Tenóriona oficina de Contação de História

O I Fórum Nacional de Educadores Sociais, do Lar Fabiano de Cristo, aconteceu de 23 a 28 de junho nas dependências do Hotel São Francisco, no centro do Rio de Janeiro. Os educadores sociais vindos de todas as Unidades da Federação, participaram das atividades, oferecidas pelo evento. Dentre elas, a de Contação de Histórias, por Carlos Tenorio e Juliana Leite.
Todos receberam no ato do credenciamento, um convite que dava direito à participação de uma “festa no céu”.
A oficina ocorreu durante todo o dia, em 4 grupos distintos, que ouviram, interagiram e riram muito com as histórias contadas e cantadas. O cenário, assinado por Juliana Leite, propiciava que o convidado se sentisse no céu. Ao atravessar um portal de estrelas, ele pisava num chão azul. Lá estavam elas também, salpicando de prata por todos os lados. As nuvens, o azul forte, as estrelas... tudo era um convite a um mergulho no mundo mágico da imaginação.
Que sonho este encontro nos trouxe! Muito bom, pois todos nós necessitamos sonhar para transformar, disse Deuzeni Maria de Lima Alves, educadora social da Unidade de Professor Pastorino em Goiania-GO.
O desafio era criar uma história coletiva. Havia uma caixa recoberta com papel azul, enfeitada com um laço grande, de onde os participantes tiravam objetos cênicos e o grupo ia construindo sua história, incluindo no texto os objetos aleatoriamente escolhidos. Ao final do dia, os grupos haviam produzido quatro histórias, que foram ilustradas também por Juliana, que vocês terão a oportunidade de conferir agora.

 

 

 


CINEMA FRANCÊS PARA AS CRIANÇAS DO LAR FABIANO DE CRISTO


Frente do Cine Odeon com publicidade do Festival Varilux

Aconteceu mais uma edição, em formato nacional, o Festival Varilux de Cinema Francês, que na avaliação do público e críticos, é o maior festival da cinematografia francesa da atualidade. Esta edição, teve inicio no primeiro dia do mês até 16 de maio, com mais de 45 cidades envolvidas. A expectativa dos organizadores foi atendida e mais de 100.000 pessoas transitaram pelas 80 salas de cinema distribuídas pelo Brasil. No estado do Rio de Janeiro: Macaé, Nova Friburgo, Resende, Rio de Janeiro e São Gonçalo, e no restante do país, nas grandes cidades e principais capitais.


Com o objetivo de democratizar o acesso à cinematografia francesa, o festival possibilitou ingressos gratuitos especialmente para crianças em idade escolar.

Segunda, 06 de maio, as Unidades do Lar Fabiano de Cristo do Rio de Janeiro, foram convidadas a participar de uma sessão no Cine Odeon. A sala com 600 lugares estava completamente lotada no centro do Rio.

Estiveram presentes crianças, jovens e educadores das UPIs Elizeu Siqueira, Santo Aleixo – Magé/RJ, Mãe Marocas, Duque de Caxias – RJ, Valentina, Unidade de Acolhimento Joaquim Garcia, além de alguns funcionários da sede: Diego Rodrigo, Gustavo Noce e Juliana Leite, do Projeto Pedagógico Jacaré Poió; Cátia Gomes Brunichili, da Gestão de Ação Social; Fabíola Coutinho e Glauber Magalhães, da Comunicação Institucional.

O filme exibido, “O Menino da Floresta”, trata da família Courge que vive isolada na floresta. Enquanto o pai, tirânico, impede o filho de sair do local, o pequeno cresce como um selvagem, sem saber da existência de um mundo exterior. As únicas amizades do garoto são os fantasmas da natureza, até o dia em que um evento inesperado o força a sair da floresta. Lá fora, ele descobre a existência de um vilarejo e de uma garotinha chamada Manon.

A animação agradou a todos que assistiram: crianças, jovens e adultos, gostaram tanto que ao término de exibição, todos aplaudiram o desenho.

O convite para o Festival Varilux de Cinema Francês se deu graças à parceria do Projeto Pedagógico Jacaré Poió com o Criança Esperança, da Rede Globo e da UNESCO.


Colaboradores e crianças da Unidade de Acolhimento Joaquim Garcia

Cássia do Nascimento Souza, Orientadora Técnica da UPI Mãe Marocas, e jovens da unidade

Pessoal das UPIs Elizeu Siqueira, Mãe Marocas, Valentina e Unidade de Acolhimento Joaquim Garcia

 

 

 


JACARÉ POIÓ AGORA CONTA HISTÓRIAS TAMBÉM NA TVNOVALUZ.COM

Longe das telinhas da TV desde 2009, o Programa Jacaré Poió e sua Turma, continua vivo na memória de muitos que cresceram ouvindo e recontando as histórias do jacaré de papo amarelo do Pantanal Mato Grossense.

Personagem criado pelo Professor Cesar Soares dos Reis, habitou o imaginário da criançada por 10 anos consecutivos. O programa mantido pelo Lar Fabiano de Cristo foi exibido inicialmente na TV Educativa aos domingos às 7 da manhã, TV Bandeirantes, CNT e por último na Rede TV.

Hoje o personagem da TV continua levando as suas histórias, repletas de valores que agregam qualidade à educação das crianças dos Clubinhos do Jacaré Poio por todo o Brasil nas Unidades de Promoção Integral do Lar Fabiano de Cristo.


O tempo passou e ele se transformou em um Projeto Pedagógico atendendo as demandas de 55 Unidades, através de seus Clubinhos – lugar de brincar e ser feliz, que tem mais de de 8000 crianças associadas na faixa etária de 4 a 13 anos. O projeto tem suas bases pedagógicas, fundamentadas em 4 eixos: Comunicacional, Educacional, Cultural e Ecológico.

Além do portal www.jacarepoio.com.br onde você pode matar a saudade assistindo aos vídeos do antigo programa que ia ao ar pela TV, este herói de papo amarelo que conta histórias, e estimula a formação de novos leitores, também está no canal do Projeto Pedagógico no YouTube, um site de compartilhamento de vídeos, e no site do Clube de Arte, que tem como objetivo a divulgação da Arte Espírita. Navegando por lá, vc encontrará a programação diária de exibições, procure o Programa Jacaré Poió e sua Turma e divirta-se. www.tvnovaluz.com

 


CURSO DE MÍDIA EDUCACIONAL É GRAVADO E VIRA DVD


Educadores fazendo atividade proposta sobre mídia educacional

A Unidade de Promoção Integral Mãe Marocas em Duque de Caxias-RJ,
mais uma vez abriu suas portas para receber os educadores das UPIs do Rio, grande Rio, Campos dos Goytacazes, no norte do estado e a orientadora técnica da UPI Justina de Franco da Rocha – SP.
No último dia 17 de abril aconteceu no Salão da Unidade a primeira etapa do curso de mídia educacional promovido pelo Projeto Pedagógico Jacaré Poió, numa parceria do Criança Esperança e da UNESCO. O curso tem duração de dois encontros com a finalidade de capacitar educadores para o Clube de Mídia.
O Clube é um projeto embrionário, que vem se implantando na UPI Elizeu Siqueira, Santo Aleixo-Magé –RJ, totalmente voltado para o público adolescente na faixa etária de 13 a 15 anos, com êxito desde o ano passado. O projeto é um desdobramento do PPJP que vem atender as determinações da direção do Lar Fabiano de Cristo, e tem como meta, neste ano de 2013, ampliar-se para outras UPIs que vem demonstrado este potencial. “O objetivo é que todas as Unidades da Federação desenvolvam seu clube de mídia. Estamos cuidando com muito carinho e todas as iniciativas estão sendo tomadas para que isto ocorra com segurança”, informou Ângela Delou, coordenadora do Jacaré Poió.
O curso está sendo ministrado pela, também, consultora pedagógica do Jacaré Poió, Ana Maria Paes Julião. Ana Julião é consultora do SEBRAE-RJ, pedagoga e professora, tendo trabalhado com jovens de comunidades na cidade do Rio de Janeiro em diversos projetos com foco na mídia educacional. O segundo encontro está agendado para 28 de maio, no mesmo local.
Visando a multiplicação do conhecimento, o curso está sendo gravado pela equipe do Jacaré e em breve estará disponível para todos os educadores de todas as UPIs no formato DVD.


Pedagoga Ana Julião em dinâmica no
curso de mídia educacional

Equipe do Proj. Ped. Jacaré Poió
com a pedagoga Ana Julião

 


 

CURSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES AGORA TAMBÉM EM DVD


Equipe do Proj. Ped. Jacaré Poió
fazendo gravação

A equipe do Projeto Pedagógico Jacaré Poió, esteve na Secretaria de Educação de Duque de Caxias - RJ, gravando um compacto do curso de Formação de leitores ocorrido em 2012.
Só pra lembrar, o curso aconteceu nas dependências da UPI Mãe Marocas, também no município de Duque de Caxias, e foi ministrado pela Professora Patrícia Góes. Inicialmente, ele seria para a UPI Elizeu Siqueira, Magé-RJ, onde se desenvolveu o projeto Sala de Leitura com recursos do Criança Esperança, porém, dada a importância do evento, foi estendido para todos os educadores das UPIs do Rio e Grande Rio.
Este curso gerará desdobramentos. Estão sendo programados encontros de aprofundamento sobre o tema, a serem marcados posteriormente.
A gravação aconteceu na Sala Paulo Freire, na Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias. O set de gravação não poderia ter sido melhor, uma vez que o pensamento do grande educador contemporâneo está nas bases que fundamentam o Projeto Pedagógico Jacaré Poió.
A equipe se deslocou para Caxias durante dois dias. Escolhidas as locações, estabelecidos os planos de gravação, checados os recursos técnicos, iniciou-se o trabalho. A gravação do DVD foi cuidadosamente trabalhada pela equipe, para que os resultados fossem os melhores possíveis, e para que a finalização da edição tenha a qualidade que sempre se buscou.
“Num ambiente de muito trabalho, porém de muito prazer, as 5 horas de gravação contemplaram todos os temas abordados no curso. Ao final da jornada, estávamos todos exaustos, porém felizes com o que conseguimos fazer”, informou Carlos Tenorio, diretor de gravação.
O produto final todos poderão conferir no segundo trimestre de 2013.


Professora Patrícia passando informações do curso de formação de leitores


Equipe de gravação e equipe da Sec. Mun. de Educação de Duque de Caxias

 


 

09 DE ABRIL É O DIA DA BIBLIOTECA

Por determinação de um Decreto datado de 09 de abril de 1980, instituiu-se no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o dia do bibliotecário. Por isso, hoje é o dia da Biblioteca.


Segundo um levantamento de 2007, do Instituto Pró-Livro, a população do País lê apenas 1,3 livro por ano, enquanto nos EUA esse índice chega a 11 e na França, a sete. Na tentativa de mudar esta situação, há três anos o Dia internacional da Leitura foi oficializado no dia 12 de outubro, também dia da criança.


De acordo com o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas, apenas 79% das cidades brasileiras possuíam ao menos uma biblioteca aberta em 2009, Porém, apenas 12% delas funcionavam aos sábados, 1% aos domingos e 24% no período noturno.


As crianças e adultos que gostam de ler, precisam enfrentar o grande problema que é o número reduzido de bibliotecas municipais no país, pouco mais de 4700, enquanto, somente no estado de Nova York nos EUA elas são em torno de 7.000.


Numa parceria do Projeto Pedagógico Jacaré Poió, Criança Esperança da Rede Globo e da UNESCO, a UPI Elizeu Sequeira em Santo Aleixo-Magé/RJ, inaugurou em novembro de 2012 a Sala de Leitura Mirindiba, com um acervo de aproximadamente 400 títulos infanto juvenis.


A Sala de Leitura tem como objetivo, expandir suas atividades para além dos muros da Unidade, atendendo também a comunidade de Santo Aleixo.


Esta sala de leitura, projeto piloto realizado em Elizeu Siqueira, veio beneficiar também todas as Unidades do Rio e grande Rio, na medida em que os educadores participaram da capacitação realizada em 7 aulas nas dependências da UPI Mãe Marocas durante o ano de 2012.


Faz parte das ações estratégicas do Jacare Poió trabalhar a Gestão do Conhecimento. Estão programados para o ano de 2013, diversos encontros, reunindo novamente os educadores que participaram da capacitação para um aprofundamento sobre a importância da leitura na formação cidadã da sociedade.


Inauguração da Sala de Leitura Mirindiba


Crianças e jovens lendo na Sala de Leitura Mirindiba

Crianças e jovens na Sala de Leitura Mirindiba

 

JACARÉ POIÓ, PARTICIPA DE CURSO COM DIVERSAS ONGS, OFERECIDO PELA UNESCO, EM PARCERIA COM O PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA E PETROBRÁS

De 11 a 15 de março, a cidade do Rio de Janeiro se tornou palco de mais um evento importante. Três grandes organizações: Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Projeto Criança Esperança/TV Globo e a Petrobrás, se reuniram para oferecer um curso de gestão “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”. O curso, ministrado pelo Instituto Fonte teve como público alvo as ONGs , onde algumas delas já foram apoiadas ou já concorreram ao Criança Esperança e outras pelo programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.

Como é do conhecimento de todos, no ano de 2012 o Projeto Pedagógico Jacaré Poió, foi contemplado com recursos do Criança Esperança, aplicados na UPI Elizeu Siqueira em Santo Aleixo, Magé – RJ, para incrementação da Sala de Leitura Mirindiba e do Clube de Mídia. Por esta razão, o Lar Fabiano de Cristo inscreveu Angela Delou, coordenadora do Projeto Pedagógico e Júlio Freitas, orientador técnico da UPI Mãe Marocas, em Duque de Caxias-RJ, para participarem do Curso.

O Seminário foi uma grande oportunidade, informou Delou, que durante o evento, divulgou como exemplo de projeto bem elaborado, a pedido dos organizadores, o Projeto Um Grão, do Lar Fabiano de Cristo, que tem como objetivo angariar associados voluntários para o Lar Fabiano, contribuindo para os projetos de promoção.

Acesse o link http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca/noticia/2013/03/crianca-esperanca-unesco-e-petrobras-oferecem-curso-para-ongs.html e saiba mais informações sobre o conteúdo do curso, ONGs participantes e um vídeo com detalhes sobre o evento.
A seguir veja as fotos.


Visão geral dos participantes do seminário


Julio Frietas e Ângela Delou durante as palestras do seminário

Ângela Delou e Júlio Freitas no stand do Lar Fabiano de Cristo/Jacaré Poió

Ana Biglione, Lafayette Duarte e Madelene (Instituto Fonte), Angela Delou e Mônica (parceira/UNESCO)

Sonely Hamu (UNESCO) e Angela Delou

Cintia Bonder (UNESCO) e Angela Delou

Angela Delou e Ana (UNESCO)

Grupo participante do Seminário de Aprendizagem

Hotel Everest (local do seminário)

 

Painel para brincar de ler o mundo das crianças

O projeto 2 – Projeto Básico Planejamento, mobilizou os alunos do 2º período de Design, com habilitação em Comunicação Visual da PUC-Rio por 6 meses ininterruptos. João Pedro Roma, estagiário da Educação do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo e sua parceira de curso Natasha Ribas , escolheram entre 5 experiências a de uma escola pública no bairro da Tijuca, zona norte da cidade para conhecer.

Com o nome de “Painel para brincar de ler o mundo das crianças”, a ideia é fazer com que a criançada crie histórias juntamente com a educadora , numa relação de proximidade física, utilizando-se para isso, de uma estrutura confeccionada em MDF, revestida de carpete colorido, que possibilita a transformação em vários cenários interativos. Segundo João Roma, a inspiração originou-se dos origamis, a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando seres ou objetos com as dobras geométricas de uma folha de papel , sem cortá-la ou colá-la.

Além desta estrutura multifacetada, a dupla também desenvolveu peças de carpete, ( lua, sol, onda, criança, carrinho e etc...) que aderem na estrutura, dispostas aleatoriamente de acordo com a imaginação da criançada, enriquecendo a contação de histórias. As peças são muito coloridas, tem movimento e volume. Tudo feito artesanalmente pelos próprios alunos, que costuraram todas elas, ao invés de colá-las agregando um maior valor artístico.

Todo o processo de realização do Projeto está descrito num relatório minucioso, de 125 páginas, cuidadosamente encadernado, em capa de MDF, também revestido em carpete contendo fotos , desenhos e ilustrações, desde o primeiro encontro até a avaliação da parceira Valeria, professora da Escola onde nasceu o projeto.

Este trabalho possibilitou também, um aprendizado muito pessoal, disse João. Por orientação dos Professores da disciplina do curso, a cada etapa do processo tínhamos que agradecer pela experiência vivida e refletirmos a respeito do aprendizado que cada um de nós havia feito naquela ocasião. Estes agradecimentos estão descritos no relatório. O documento encontra-se arquivado na PUC – Rio – Departamento de Artes e Design
A equipe do Projeto Pedagógico Jacaré Poió, entusiasmou-se com o projeto, entrevistou João Roma e agora todos os educadores dos Clubinhos também podem conhecê-lo.

 


CLAUDIONOR O PICHADOR CHEGA ÀS UPIS DE TODO O BRASIL

 

Neste inicio de fevereiro, Claudionor o Pichador, segundo  livro da Coleção Educação Ambiental, terceiro do Projeto Pedagógico Jacaré Poió, chegou da gráfica e já foi remetido imediatamente para todos os Clubinhos espalhados por todo o Brasil.


Esta publicação é uma adaptação feita no roteiro de TV, quando o Lar Fabiano de Cristo, ainda mantinha em TV aberta o programa Jacaré Poió e sua Turma, hoje podendo ser visto através do portal da web jacarepoio.com.br, ou diretamente no nosso canal youtube.com.br/jacarepoio,  informou Ângelo Reis, que fêz a adaptação para o mundo do livro, e  que assinava também os roteiros do extinto programa de TV.


A pichação consiste em rabiscar símbolos desconexos, frases de protestos, assinaturas pessoais ou insultos nos muros, paredes, asfaltos e monumentos culturais.  Utilizando-se de tinta spray, dificilmente removível, invade a maioria dos grandes centros urbanos.  Nem mesmo as consideradas pequenas cidades, escapam da ação dos pichadores, que emporcalham as vias públicas transformando tudo em tom cinzento e feio. A sociedade tem manifestado, em toda parte, o seu descontentamento com esta prática, que no Brasil é considerada vandalismo e crime ambiental, previsto no Código Penal.


Enquanto isto, o grafite é também uma forma de escrita ou desenho, que no Brasil tem um caráter artístico, um apuro estético que o faz socialmente aceito.     
Claudionor o Pichador, trata deste assunto. Conta a história de um menino que dá nome ao livro. Claudionor fazia parte de um grupo, cuja atividade habitual era pichar o que encontrava pela frente, até que um dia ele e seu grupo se deram muito mal.

Impresso com recursos oriundos da parceria entre o Lar Fabiano de Cristo e o Projeto Criança Esperança da Rede Globo e UNESCO, tem a indicação para as crianças do DCCE e adolescentes. O livro tem 34 páginas todo em papel couchê com ilustrações, ricamente coloridas, e traz assinatura de Juliana Leite.


 

Eleições 2012 – Clubinho do Jacaré Poió

No mês de outubro de 2012 o Lar Fabiano de Cristo - UPI. Professor Pastorino em Goiânia-GO, realizou as eleições para presidente, vice-presidente e secretário do Clubinho do Jacaré Poió.


“Trabalhou-se durante o mês sobre esse tema, abordando a cidadania como participação social e política. O objetivo foi aproximar as crianças do conceito de democracia, leva-las a entender o que representa a eleição e a importância do voto”, informou Denair Moreira de Carvalho, Supervisora da Unidade em Goiânia-GO.

Veja a matéria completa aqui.

Você que durante todo o ano de 2012, curtiu, comentou, compartilhou das alegrias do nosso trabalho,muito obrigado Feliz Natal!

 


Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema

 

Jovens da UPI Elizeu Siqueira

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema é o principal festival latinoamericano de caráter competitivo exclusivamente dedicado ao curta-metragem. A 22ª edição do Curta Cinema foi realizada  no período de 1  a 8 de novembro no cinema Odeon na Cinelândia. O Lar Fabiano de Cristo esteve presente com crianças e adolescentes das Unidades Joaquim Garcia e Elizeu Siqueira. Além da exibição de filmes o festival trabalha a formação de novas platéias, incentivando o acesso de crianças e jovens. 
O resultado foi positivo. A expectativa é a participação do LFC na próxima edição do festival.

 

 

 
Lar Fabiano de Cristo
Um Grão
Salutar
 
Copyright © 2012 - Todos os Direitos Reservados ao Lar Fabiano de Cristo