Escolha que Clubinho você quer ver pela letra do nome da Unidade.

Clubinho da Unidade:

osé

Endereço:
R. Barão de Igarapé Mirin, 527 - Guamá

Cidade/Estado:
Belém/PA

E-mail:
upi.jose@lfc.org.br

Telefone:
(91) 3249-7795
(91) 3229-5967 - FAX

Supervisor(a):
Norma Suely Souza Carvalho
Orientador(a) Técnico:
Debora Marlene


Data de Fundação:
14 de setembro de 2007

 

UNIDADE CASA DE JOSÉ CONQUISTA O 1º LUGAR NO
CONCURSO INTERCLUBINHOS 2014

Crianças da Casa de José recolhem garrafas pet

O primeiro lugar foi para a Unidade Casa de José, em Belém-PA.

Em dezembro próximo passado, foram conhecidos os vencedores do Concurso Interclubinhos, promovido pelo Projeto Pedagógi co Jacaré Poió que movimentou diversas Unidades durante um ano e meio de intensas atividades.

A vencedora, Casa de José apresentou o Projeto Pet, um desafio sustentável, cujo propósito era incentivar o reaproveitamento das garrafas pet, direcionando o descarte correto. Os participantes construíram uma casa e os mobiliários com os materiais coletados, incentivando a coleta seletiva de lixo, com ênfase ao destino dos mesmos; além disso, mobilizaram escolas e promoveram uma integração com a cooperativa de catadores locais, num processo de conscientização ambiental, envolvendo as famílias coparticipantes do Lar Fabiano de Cristo também.

 

VEJAM AS OUTRAS UNIDADES PREMIADAS

Em segundo lugar, a Unidade André Luiz, de Passa Quatro-MG destacou-se com o projeto Não afunde no lixo, cujo propósito central era identificar as questões relativas ao lixo e o impacto trazido para a comunidade passaquatrense. Como desdobramento, bus caram formas de reutilizar e dar des tino útil aos res íduos , des envolvendo conhecimento, conscientizando e interferindo junto ao poder público municipal. Com isso o projeto dessa Unidade interfere diretamente no destino do lixo da cidade, que passou a ser encaminhado para um aterro sanitário em cidade vizinha!

Vale ressaltar que André Luiz já vem construindo um parque de recreação na Unidade, com pneus reutilizados.

Jovens da Casa de José construindo mobiliário feito de garrafa pet

Em terceiro lugar, a Unidade Virgínia Smith, Fortaleza-CE desenvolveu o projeto Amigos pra valer, fazendo florescer, cujo mote foi intensificar ações que fortalecessem os vínculos afetivos, a consciência cidadã e a responsabilidade ecológica, em diferentes níveis . Des s a maneira, várias propos tas favoráveis à experiência da não-violência, do incentivo ao afeto, da participação protagonista, envolvendo a comunidade numa perspectiva de cuidados consigo, com o outro e com o meio ambiente.

Outra Unidade mineira premiada foi Recanto do Caminho, de Juiz de Fora-MG que apresentou o projeto Paz, caminho para um novo amanhã, com o propósito de ressaltar os benefícios alcançados com a conscientização da vivência pacífica, salientando as atitudes éticas, a mediação de conflitos e o investimento em práticas que favoreçam o diálogo e o entendimento. Ficou com o quarto lugar do concurso.

 

Em quinto lugar, a Unidade Rodolpho Bosco, em Itajaí-SC que elegeu a leitura e a formação de leitores como ponto principal do seu projeto. Eu leio e construo o mundo, foi o título dessa ideia ímpar, dentre os demais concorrentes. A intenção de formar cidadãos trazendo a literatura em sua perspectiva de arte da palavra, formando grupos de contadores de histórias, mobilizando a Unidade através de seus diferentes colaboradores, foi uma abordagem bastante feliz. Vale a pena destacar as crianças, que participaram efetivamente na escolha e nos modos de apresentar as histórias para todos da Unidade catarinense.

Mais uma Unidade de Minas Gerais foi premiada com a menção honrosa. A Casa de Alimiro, em Belo Horizonte destacou-se dentre tantas outras Unidades. Com o projeto A bola da vez, que ganhou força na Copa do Mundo, tendo a bola como ponto central de pesquisas e realizações no campo da saúde e da educação, dando destaque importante para o desenvolvimento cultural, social e relacional na Unidade

 


 

PROJETO DO MEIO AMBIENTE - ECO BAGS

 

No dia 08 de Novembro no Auditório Mario Barbosa na UPI de JOSÉ recebemos parceiros e convidados:

Equipe de Voluntariado da VALE
Representantes de:
LAR DE MARIA
ESCOLA FREI DANIEL
UNIPOP
ESCOLA DE MEDICINA DA UFPA
ESCOLA DE ENFERMAGEM UFPA

Estes  amigos estiveram conosco para compor o JURI ADULTO de nossa atividade de Culminância do PROJETO DO MEIO AMBIENTE.

O Clubinho do Jacaré Póio e nossas crianças e jovens de 10 a 17 anos estiveram envolvidos em um grande debate sobre o valor de uso das Sacolas Plásticas e as ECOBAGS e no dia de hoje realizamos um Julgamento com a presença de Juiz, Jurados, Advogados e Promotor, além dos reus envolvidos no processos. 

As crianças e Jovens devidamente caracterizados apresentaram suas considerações e um Juri muito atento  que se reuniu por um longo tempo avaliando tudo que ouviu.

Com dificuldade o JURI  deliberou que  as Sacolas Plásticas são mais prejudiciais ao Meio Ambiente, mas sentenciou o Homem a mudar seus hábitos e costumes a fim de preservarmos nossa existência no Planeta.

A turma envolvida no processo aprendeu muito e o grande exercicio de protagonismo e autonomia foi nosso maior presente.

Veja algumas fotos do evento:

 

Novembro de 2012.

 


 

BELÉM RECEBE JACARÉ POIÓ MAIS UMA VEZ NA
FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

De 27 de agosto a 05 de setembro Belém respirou literatura. A Feira Pan-Amazônica do Livro que este ano comemorou a sua XIV edição reuniu milhares de títulos literários para atender a população circulante do evento. Cerca de 500 mil pessoas que compareceram ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, que homenageou em sua ambientação, os paises africanos que falam a língua portuguesa, tiveram contato também com a UPI Casa de José.

A Unidade de Belém do Pará que há quatro anos vem promovendo a Ida do Projeto Jacaré Poió à Feira, este ano inovou, mantendo ao longo dos dez dias de festividade, um estande que além de dar visibilidade ao Lar Fabiano de Cristo, também vendeu os produtos pedagógicos do Jacaré Poió, brinquedos educativos (parcerias estabelecidas com outras UPIs) e diversos títulos infantis disponíveis no Clube de Arte. O grande destaque ficou para o livro Maneco o Boneco de Sucata, primeiro da série Coleção Ambiental de Ângelo Reis, que deu muitos autógrafos.

Dentre os diversos estandes infantis que expuseram seus produtos na edição deste ano, o destaque foi para o Lar Fabiano, por realizar ao longo de todo o tempo atividades de oficinas lúdicas, de reciclagem, e criatividade em geral, feitas com muito sucesso pelas educadoras. Um ponto alto também, da programação elaborada para o estande, foram as contações de histórias por Ângelo Reis, Carlos Tenorio e Carla Gemmal, lotando o espaço de crianças e adultos.

Este ano, Jacaré Poió e Sua Turma, fez uma apresentação única na Feira, no Espaço Gil Vicente, com entrada franca para educadores, crianças da rede pública e paritcular, da Capital e grande Belém,   ressaltando a participação animada da criançada do Lar Fabiano que já convive com o Jacaré Poió, Chico Macaco e a florzinha Giselda, há muito tempo, informou Alrelena Maia Barbosa, Supervisora da Casa de José. 

APRESENTAÇÃO DO JACARÉ POIÓ NA UPI

Como não poderia deixar de ser, A turma também alegrou as crianças, pais e educadores apresentando-se numa tarde calorosa, como são os corações do povo do Pará. no auditório Mario Barbosa na sede da UPI.

Na ocasião Jacaré Poió foi presenteado com danças típicas, que ajudam a contar a história do Estado do Pará. As crianças  de diversas faixas etárias deste clubinho, dançaram ao som do carimbo e outros ritmos sob a orientação coreográfica da Professora Silvia Carvalho.

Confira aqui algumas fotos:

Setembro de 2010

 

 
   
Copyright © 2012 - Todos os Direitos Reservados ao Lar Fabiano de Cristo