Escolha que Clubinho você quer ver pela letra do nome da Unidade.
 

Clubinho da Unidade:

ndré Luiz

Endereço:
R. Luiz Courbassier, 186 - São Geraldo

Cidade/Estado:
Passa Quatro/MG

E-mail:
upi.andreluiz@lfc.org.br

Telefone:
(35) 3371-1188
(35) 3371-2427 - FAX

Supervisor(a):
Maria Aparecida Lamim

Orientador(a) Técnico:
Marcia Conceição dos Santos


Data de Fundação:
Agosto de 2008

 

 

UNIDADE CASA DE JOSÉ CONQUISTA O 1º LUGAR NO
CONCURSO INTERCLUBINHOS 2014

Crianças da Casa de José recolhem garrafas pet

O primeiro lugar foi para a Unidade Casa de José, em Belém-PA.

Em dezembro próximo passado, foram conhecidos os vencedores do Concurso Interclubinhos, promovido pelo Projeto Pedagógi co Jacaré Poió que movimentou diversas Unidades durante um ano e meio de intensas atividades.

A vencedora, Casa de José apresentou o Projeto Pet, um desafio sustentável, cujo propósito era incentivar o reaproveitamento das garrafas pet, direcionando o descarte correto. Os participantes construíram uma casa e os mobiliários com os materiais coletados, incentivando a coleta seletiva de lixo, com ênfase ao destino dos mesmos; além disso, mobilizaram escolas e promoveram uma integração com a cooperativa de catadores locais, num processo de conscientização ambiental, envolvendo as famílias coparticipantes do Lar Fabiano de Cristo também.

 

VEJAM AS OUTRAS UNIDADES PREMIADAS

Em segundo lugar, a Unidade André Luiz, de Passa Quatro-MG destacou-se com o projeto Não afunde no lixo, cujo propósito central era identificar as questões relativas ao lixo e o impacto trazido para a comunidade passaquatrense. Como desdobramento, bus caram formas de reutilizar e dar des tino útil aos res íduos , des envolvendo conhecimento, conscientizando e interferindo junto ao poder público municipal. Com isso o projeto dessa Unidade interfere diretamente no destino do lixo da cidade, que passou a ser encaminhado para um aterro sanitário em cidade vizinha!

Vale ressaltar que André Luiz já vem construindo um parque de recreação na Unidade, com pneus reutilizados.

Jovens da Casa de José construindo mobiliário feito de garrafa pet

Em terceiro lugar, a Unidade Virgínia Smith, Fortaleza-CE desenvolveu o projeto Amigos pra valer, fazendo florescer, cujo mote foi intensificar ações que fortalecessem os vínculos afetivos, a consciência cidadã e a responsabilidade ecológica, em diferentes níveis . Des s a maneira, várias propos tas favoráveis à experiência da não-violência, do incentivo ao afeto, da participação protagonista, envolvendo a comunidade numa perspectiva de cuidados consigo, com o outro e com o meio ambiente.

Outra Unidade mineira premiada foi Recanto do Caminho, de Juiz de Fora-MG que apresentou o projeto Paz, caminho para um novo amanhã, com o propósito de ressaltar os benefícios alcançados com a conscientização da vivência pacífica, salientando as atitudes éticas, a mediação de conflitos e o investimento em práticas que favoreçam o diálogo e o entendimento. Ficou com o quarto lugar do concurso.

 

Em quinto lugar, a Unidade Rodolpho Bosco, em Itajaí-SC que elegeu a leitura e a formação de leitores como ponto principal do seu projeto. Eu leio e construo o mundo, foi o título dessa ideia ímpar, dentre os demais concorrentes. A intenção de formar cidadãos trazendo a literatura em sua perspectiva de arte da palavra, formando grupos de contadores de histórias, mobilizando a Unidade através de seus diferentes colaboradores, foi uma abordagem bastante feliz. Vale a pena destacar as crianças, que participaram efetivamente na escolha e nos modos de apresentar as histórias para todos da Unidade catarinense.

Mais uma Unidade de Minas Gerais foi premiada com a menção honrosa. A Casa de Alimiro, em Belo Horizonte destacou-se dentre tantas outras Unidades. Com o projeto A bola da vez, que ganhou força na Copa do Mundo, tendo a bola como ponto central de pesquisas e realizações no campo da saúde e da educação, dando destaque importante para o desenvolvimento cultural, social e relacional na Unidade

 

 


 

Clubinho do Jacaré Poió em André Luiz

 

O projeto Pedagógico Jacaré Poió tem desempenhado um papel primordial em nosso processo de ensino aprendizagem, pois tem nos proporcionado atividades enriquecedoras para o desenvolvimento cognitivo e social de nossos pequenos.
      Idealizamos um espaço lúdico pedagógico com objetivo de resgatar o interesse, o prazer pelo ato de ler e o valor do  faz-de-conta para o desenvolvimento global dos  educandos.
Este clubinho já existe há alguns anos e foi transformado em um espaço agradável e prazeroso, constituído por livros, revistas, DVDs, envolvendo as crianças de maneira construtiva em seu saber.
Adotando a metodologia de contar histórias, nosso amiguinho Jacaré Poió apresenta sua turma de forma fabulosa, possibilitando o fascínio de seus leitores, assim o clubinho funciona como um laboratório de aprendizagem propiciando a troca satisfatória entre criança e educador, contribuindo para formação sociocultural e sensibilizando-os para o bem.
      E nós educadores estamos tendo recursos e ferramentas fundamentais  para o desenvolvimento  de uma  ação pedagógica mais eficaz  e espontânea atribuída de conhecimento necessário para a prática docente renovada.

 

     
 
   
Copyright © 2012 - Todos os Direitos Reservados ao Lar Fabiano de Cristo